segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trilhas sonoras das novelas

Meus raros momentos em frente à maravilhosa máquina de difusão da alienação, conhecida vulgarmente como televisão, às vezes me surpreendem. Ultimamente tenho notado que as trilhas sonoras das novelas tem bebido muito em águas do passado e tem apresentado músicas de altíssima qualidade. Desde a novela "Pé na Jaca" tenho percebido isto. Não tenho a mínima ideia do que se passava nessa novela. Nem dos atores que nela trabalhavam eu me recordo. Um dia vi um anúncio de sua trilha sonora com o qual pasmei: artistas como Elis Regina (interpretando João Bosco, meu conterrâneo, em "Corsário"), Zizi Possi, Lenine, Maria Bethânia, Ângela Rô Rô e Milton Nascimento compondo o cenário musical de uma novela das sete (disso eu me lembro)! Quase fiquei maluco e comprei o CD. Além disso tudo, conheci uma intérprete magnífica que não conhecia, a Clara Becker.

Há algum tempo vi o anúncio da novela "Insensato Coração". Na hora recordei-me de um excelente disco ao vivo de Nana Caymmi e Wagner Tiso entitulado "Só Louco". No repertório está incluída a música homônima cuja letra em determinado momento apresenta o nome da novela:

Só louco amou como eu amei
Só louco quis o bem que eu quis
Ah! Insensato coração
Por que me fizeste sofrer?[...]


Para mim era quase óbvio que a música de Dorival Caymmi não estaria na trilha. No entanto, para minha felicidade, quebrei a cara e a música estava lá e em uma versão excepcional, por sinal!

Lembrei disso tudo porque ao fazer um lanchinho de pão com ovo frito e cafezinho aqui na casa da mamãe liguei a televisão. De imediato reconheci uma das músicas da trilha sonora de Le fabuleux destin d'Amélie Poulain tocando ao fundo da novela! Está certo que não tinha muito a ver com a cena, mas a música, que é muito bacana, estava lá. Pode não ter sido muito bem escolhida, mas estava.

Após isso, a cena passa e entra outra com a Cássia Kiss dando um show de atuação ("pra variar")! Poucos segundos depois entra Paulinho Vilhena com seu personagem gago. Uma graça: desgraça! Realizei que estava no mundo da teledramaturgia brasileira, desliguei a televisão e vim escrever esse textinho. Acho que foi melhor assim.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vale um pequeno comentário sobre a trilha sonora do filme Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, ela é do Yann Tiersen compositor e multiinstrumentista. Vale a pena conferir sua obra.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Tinha pensado em colocar isso, mas esqueci... valeu, Mauricio!

    ResponderExcluir