sexta-feira, 17 de junho de 2011

Triste fim de Violeta Parra

Violeta del Carmen Parra Sandoval foi uma compositora, cantora e artista plástica chilena que atingiu grande projeção em meados da década de 50. Foi uma grande folclorista daquele país, bem como considerada por muitos a "fundadora da música popular chilena", o que não quer dizer nada no meu conceito de música popular. Na verdade, Violeta Parra entre outros compositores se prestavam a fazer um trabalho de resgate da música folclórica e da poesia camponesa. Com a prisão do seu irmão, Violeta começa, com a autoria de La Carta, a compor músicas com tom de protesto e notáveis influências indígenas. Refere-se a esse tipo de música como Música Popular Chilena.





No entanto não escrevi esse texto para ser uma biografia da moça. Gostaria de compatilhar um fato que me deixou curioso a respeito de sua vida. Todos devem conhecer a música que se chama "Volver a los diecisiete" imortalizada na fantástica voz de Mercedes Sosa. O que todos não sabem é que essa música (conjuntamente com Gracias a la vida) é de autoria de Violeta Parra. O que menos pessoas sabem ainda, é que ela a compôs para um rapaz de menos de vinte anos com o qual se apaixonara com mais de quarenta. O que quase ninguém sabe é que esse rapaz chamava-se Gilbert Favré, era suíço e flautista! Nós flautistas sempre inspirando corações (olha o nariz crescendo! Como se já não fosse grande o suficiente! Hahahaha!)! Video com a música abaixo.



Depois da separação um pouco traumática com o rapaz em 1966, Violeta começa a ser mais atingida pela incompreensão do público. Nesse mesmo ano compõe a famosíssima "Gracias a la vida" e pouco tempo depois suicida-se. Para muitos parece paradoxal o fato de Violeta ter composto uma música que é tomada como um hino a vida e logo depois ter se suicidado. Para outros, musicalmente "Graças a la vida" pelo estilo de melodia e monotonia dos temas, bem diferente de suas outras composições, refletem um estado de depressão da compositora; veem essa canção com certo tom de despedida.




Gostaria de compartilhar isso com vocês e fazer deste texto um meio de protesto quanto ao desconhecimento de tantos compositores tão importantes que passam despercebidos pela maioria das pessoas! Vamos cobrar a autoria verdadeira das músicas aí, pessoal!! Mas, claro, nada contra a Mercedona... ela é o bicho!

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. "O que todos não sabem é que essa música (conjuntamente com Gracias a la vida) é de autoria de Violeta Parra."
    Sinceramente não sei quem são os "todos" a quem vc se refere... Mas te garanto que todos os fãs de Mercedes Sosa sabem perfeitamente quem foi Violeta Parra. Não pelo filme recente, mas porque a própria Mercedes sempre divulgou muitíssimo bem os compositores do seu repertório que não se restringe a Violeta Parra. Atahualpa Yupanqui, Victor Jara, Fito Paez, Milton Nascimento e centenas de muitos outros mestres foram divinamente interpretados pela magnífica "La Negra", como era conhecida "a Mercedona".
    Se "todos" a quem você se refere forem da sua geração, posso até entender seu equuívoco... Cuidado ao generalizar.

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    1. Oi! Bom dia, Maria! É claro que existem muitíssimas pessoas que sabem sobre a verdadeira autora da música. Principalmente músicos e estudiosos da música. Ou fãs da própria Mercedes, como você disse. Em momento algum eu quis passar a impressão de que eu penso que a Mercedes "escondesse" a autoria verdadeira das músicas que ela gravava. Peço desculpas se fiz com que fosse possível esse interpretação. Eu quis entrar em questão somente no fato de as pessoas terem o costume de atribuir autorias de obras aos intérpretes (também é uma generalização! Hehehe!). Ney Matogrosso e Elis Regina são grandes exemplos. Sou também um grande fã da Mercedes. E desculpe se de alguma forma te ofendi.

      Muito obrigado pelo comentário! Grande abraço!

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    2. Relendo seu comentário gostaria de fazer um adendo. O "todos" que usei infelizmente não está referindo-se somente às pessoas "da minha geração". Nós vivemos num país e num momento de extrema incultura e falta de conhecimento. Existem, sim, círculos sociais de maior cultura, maior estudo, mais conhecimento etc. Mas novamente infelizmente, esses círculos são muito pequenos e pouco numerosos. Você mencionou os fãs da Mercedes. Você realmente acredita que temos um grande número de pessoas que se consideram (ou que podem se considerar) fãs de Mercedes Sosa circulando por aí? Eu sinceramente acredito que não. E por isso ainda acho a generalização bem válida (e sim, eu tomo muito cuidado com elas).

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